This post is trending. 354 Visualizações

Entende como África se tornou o berço da humanidade

A África não foi sempre o berço da humanidade. Muito antes da África, a descendência da humanidade era atribuída à Europa e Ásia.

Mas quando e como é que a África se tornou “oficialmente” a origem do homem moderno, ou o homo sapiens arcaico?

Darwin sugeriu isso primeiro!

Yá! Este é o mesmo Charles Darwin da famosa teoria da evolução. Muito antes de todas teorias e hipóteses sobre a origem da humanidade, Darwin, o inventor da teoria da evolução, já especulou em 1871 que os primeiros humanos poderiam ter evoluídos da África.

A razão da sua especulação deu-se pelos chimpanzés e gorilas, que segundo ele são os hominídeos mais parecidos com os humanos, viverem em África.

Mas depois de descobrir que um certo tipo de macaco, agora extinto, também viveu na Europa há milhares de anos, Darwin achou a sua especulação irrelevante

O Bebê de Taung, o primeiro homem-macaco descrito

Este crânio tem 2.8 milhões de anos e é atribuído ao Bebê de Taung, uma criança de 3-5 anos descoberto em 1924 por Raymond Dart em Taung, África do Sul.

www.flickr.com

A descoberta do Bebê de Taung, na África do Sul, gerou o surgimento do Australopithecus Africanus e levou Dart a crer ainda mais na ideia de Darwin.

Mas apesar de tudo, a sua descoberta não foi aceite pela sociedade cientifica.

O Berço da Humanidade está na África do Sul

Pois é, o Berço da Humanidade esta localizado na África do Sul, ao norte de Joanesburgo. E é o sitío com maior número de restos de hominídeos usados para explicar a evoulução do homem.

www.flickr.com

O local é considerado um património mundial e foi lá onde o cientista Robert Broom descobriu o fóssil de um outro Australopithecus Africanus, dando asas à descoberta de Robert Dart.

Pelos números de fósseis lá encontrado, este lugar é uma das maiores razões para crer que a origem da humanidade deve-se à África.

Hipótese da Origem Única ou Fora da África

Esta hipótese, diferente da teoria multi-regionalismo, sugere que somente os homens-macacos de África evoluíram para humanos e migraram para outras regiões.

Estudos recentes alegam que, segundo esta hipótese, todos os não africanos são descendentes de uma população de origem única, que é Africana, o que suporta o título “África, o berço da humanidade.”.

Conheces outras razões pela qual o nosso continente é o berço da humanidade? Vá lá, partilha connosco nos comentários.

Deixa uma dika!

Conteúdo Viral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *