This post is trending. 213 Visualizações

5 razões para leres mais livros de auto-ajuda

Quem tem um livro tem um companheiro. Quem tem um livro de auto-ajuda tem um amigo apoiante.

Okay, vou ser honesto contigo!! Há alguns meses que ainda acreditava que livros com títulos como Nunca Desistas dos Teus Sonhos ou O Casamento Blindado eram socorros de pessoas com mentes fracas.

Mas, obviamente, estava errado. Olha o que descobri!!

Os livros de auto-ajuda são verdadeiros amigos. Companheiros que te querem ver a alcançares os teus mambos de forma segura. A cresceres no conhecimento e enfrentares desafios sem ansiedade.

Da minha pouca experiência, alistei aqui 5 cenas que notei ao me envolver com estes tipos de livros.

1. Um livro de auto-ajuda é um mentor em formato de páginas.

Se calhar já ouviste a dica de que se queres sobressair na vida ou começar um projecto, encontra para ti um bom mentor. Mas um mentor é difícil de encontrar. Então, aqui vai a minha sugestão: encontra para ti um bom livro!

Os livros de auto-ajuda são os mentores da minha vida.

Tudo começou quando me preparava para a defesa final de curso. Quase que não sabia onde começar. O que dizer e como dizer. Na ausência de um mentor que me ajudasse a ganhar confiança em mim mesmo, decidi tentar os livros de auto-ajuda. Hoje licenciei-me com sucesso graças a coragem que ganhei dos livros de auto-ajuda.

2. Inspira-te a correr mais riscos e a ser mais ágil

Sempre fui muito medroso! Arriscar nunca foi meu forte. Tive medo de participar nas aulas. De ficar em frente de uma audiência e fazer uma apresentação. De fazer novos amigos. De começar aquele projecto interessante e fracassar… E a lista vai e vai!

Os livros deram-me coragem para superar muitos desses medos.

Ajudaram-me a arriscar mais. Agora, já erro e aprendo com os meus erros. Já participo mais nas actividades sem ficar constrangido. Já faço mais amigos. E já ganho coragem de pôr as mãos àquele projecto promissor. O medo já não é um tanto obstáculo para mim, porque sei que não sou o primeiro, nem serei o último, a passar por certas experiências.

3. Ajuda-te a desenvolver a tua personalidade e encarar desafios com calma

Levou-me tempo para descobrir que uma das minhas maior dificuldades era a falta de motivação e confiança. Desmotivação, às vezes, passa despercebido como parte da nossa personalidade.

Os livros de auto-ajuda, disciplinam-te a desenvolver a tua própria personalidade.

Muitos desses livros, vêm com exercícios que te ajudam a analisar a tua vida e escolhas. E a partir desses exercícios, podes enfrentar desafios novos e analisar como te sais quando os enfrentas. Tudo isso, feito com calma e sem pressão.

4. Uma grande fonte de conhecimento alternativo e cultura geral

O meu medo e ansiedade em falar com estranhos e fazer novas amizades é simplesmente porque nunca soube o que falar e quando falar. Como participar numa conversa e como desenvolver uma fora da minha área de formação.

O que me faltava eram conhecimentos alternativos e comuns. E estes conhecimentos encontrei nos livros de auto-ajuda. Eles oferecem uma variedade de conhecimentos de forma prática e activa.

www.tenor.com

Coisas que não aprendemos na nossa área de formação. Neles, tu podes aprender cultura geral ou mesmo uma matéria interessante sobre uma disciplina que nunca tiveste tempo de aprender porque não esta na tua área de estudo.

5. Uma das melhores formas de expandir os teus horizontes… Para além da experiência

Agora sei que o limite não é o céu! Que grandes descobertas não se fazem na minha zona de conforto! E que mesmo sem passar por muitas dificuldades, posso entender certas pessoas que passaram por elas e não ser ignorante sobre muitos assuntos…

Os livros de auto-ajuda são umas das melhores formas de expandir os teus horizontes e compreender melhor o mundo.

Muitos dos autores retratam experiencias pessoais ou de alguém muito próximo. E graças a eles, consigo ir em lugares onde temia ir, em me abrir para novas experiências, e estar nos pés do outro. E sei que é assim que crescemos. É assim que sobressaímos.

Então, vamos ajudar-nos uns aos outros, a crescermos e sobressairmos juntos? Partilha conosco o teu livro favorito nos comentários!!

Deixa uma dika!

Conteúdo Viral

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *