This post is trending. 713 Visualizações

Afinal a música “Mona Ki Ngi Xica” do Bonga fala sobre quê?

Uma curiosidade que todos precisam matar

Na semana passada, fomos todos pegos de surpresa quando Will Smith, num programa francês, disse que desperta todas as manhãs com a música “Mona Ki Ngi Xica”, do Grande Bonga. A música é cantada em Kimbundu, a segunda língua bantu mais falada em Angola e, a língua regional da Província do Bengo onde o Bonga nasceu.

Will Smith disse na entrevista que usa a música como uma espécie de introdução para os seus momentos de meditação.
Em 1996, “Mona Ki Ngi Xica” foi introduzida na trilha sonora do filme francês “Chacun Cherche Son Chat”, então podemos afirmar que a música esta bem internacionalizada. E olhem só, esse som é mesmo uma perfeita atração de boas vibes, e te digo porquê:

Reprodução/Angola online

Numa tradução interpretativa, “Mona Ki Ngi Xica” significa: “A menina que deixei atrás”, e faz parte do álbum «Angola 72». Este que é um dos, se não o mais influente álbum musical durante o período da Luta De Libertação Nacional. O álbum foi gravado na Alemanha, logo após o artista ter fugido de Angola, por ter sido uma figura muito influente contra o regime português, visto que Angola era ainda uma colônia portuguesa.
Mona Ki ngi xica fala mais ou menos sobre essa trajetória. Conta a história de um menino que foge da sua terra natal, e junta-se às outras pessoas que foram exiladas de Angola. Dá para sentir o que Will sentiu e porquê que escolheu esta música para ser ouvida todas as manhãs. Ela representa perfeitamente o orgulho e a saudade que Bonga sentiu da banda. Se ainda não ouviste, ouve já e se já ouviste, ouve outra vez:

Nós gostamos de seguir bala, é uma característica nossa. Desde o dia em que ás pessoas se aperceberam de que um actor de Hollywood e não é qualquer um, é o próprio Príncipe de Bel-Air, acorda com esse hit, às vendas da música e do Álbum subiram no iTunes. O que foi muito bom, porque é uma música muito bonita e deve ser apreciada por todos.

Reprodução/Popsick

Compra aqui.

A letra da música é muito sentimental e bonita, carrega uma mensagem forte de amor e saudades. Há uma parte que diz:
“Minha garota, pessoas más estão atrás dela. Essa minha menininha em uma maré de desgraça. Nzambi me deu estas crianças que eu trouxe para o mundo, e ela ficará aqui quando eu for embora”. A garota ao qual Bonga se refere é a nossa bonita Angola.
Eu sei, o nosso kota é bué profundo!!

Adicione já essa música na tua playlist e partilha nos comentários o teu som favorito do Bonga!

Deixa uma dika!

Conteúdo Viral

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *